Powered By Blogger

terça-feira, 20 de setembro de 2011

BEM AVENTURADO O HOMEM QUE PÕEM A SUA CONFIANÇA NO SENHOR

Ao longo dos séculos, nenhum outro texto bíblico tem proporcionado tranqüilidade, coragem, ânimo e esperança a tantas pessoas quanto o Salmo 23. Suas palavras são as mais conhecidas e amadas dos livros do Antigo Testamento.

1) Diz ele, no primeiro verso: "O Senhor é o meu pastor: nada me faltará."

a) As ovelhas são criaturas indefesas, não têm meios físicos para se defenderem de um animal feroz

   *por isso, o pastor fica constantemente alerta para protegê-las.

   *E não tendo senso de direção, elas necessitam que o pastor caminhe à frente delas

   * As vezes, ovelhas se separam do rebanho e não encontram o caminho do aprisco; também caem em covas, das quais não conseguem sair; ou deitam-se de costas, com as patas para cima, e, se estão muito gordas, não conseguem pôr-se de pé outra vez.

   * Nessas ocasiões, se o pastor não as procura e salva, tornam-se presas fáceis dos predadores.

   * Por tudo isso, estabelece-se um forte laço de afeição e companheirismo entre ele e suas ovelhas.

   * Davi comparou Deus a um pastor de ovelhas, porque, sem dúvida, este é para elas o que Deus é para Seus filhos

   *  protetor, guia, provedor, médico, salvador e amigo.

1) Deus Age Como um Pastor

a) Do segundo ao quarto versículo, Davi fala daquilo que Deus, como um pastor de ovelhas, faz por aqueles que O procuram, reconhecendo necessitarem dEle. 

b) Leva-nos ao descanso. "Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto de águas tranqüilas; refrigera-me a alma."

c)  Encoraja-nos e nos consola. "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque Tu estás comigo; a Tua vara e o Teu cajado me consolam."
   * As ovelhas do Senhor atravessam o vale corajosamente. Elas não temem perigo algum, nem mesmo a morte, porque sabem que não estão sozinhas ao cruzá-lo

   * Aquele que nos leva ao descanso e nos guia à justiça, não nos abandona na hora da provação. E a certeza de Sua companhia nos consola.

2) Deus Age Como um Hospedeiro
Davi, que por muito tempo perambulou fugitivo de um lugar para outro e dependente da hospitalidade de uns poucos simpatizantes, nos dois últimos versículos do salmo reforçou seu testemunho pessoal acerca de Deus, comparando-O a um bondoso hospedeiro.

a) Fortalece-nos e nos defende. "Preparas-me uma mesa na presença de meus adversários."

   * Certamente, em várias ocasiões, enquanto Davi estava sendo alimentado e cuidado em casa de amigos, o ímpio rei Saul o procurava perto dali para o matar.

   * Contudo, nada lhe podia fazer. Porque os amigos de Davi o ocultavam e até lutariam em defesa dele, caso fosse necessário. Isso deixava Saul furioso.

   * Quando vamos a Deus, o mesmo acontece conosco. Encontramos refúgio, e Satanás, nosso grande inimigo, não nos pode fazer nenhum mal. O Senhor nos fortalece, por meio de Jesus Cristo

b) Abençoa-nos abundantemente. "O meu cálice transborda." Aqui Davi fala da medida de gozo, alegria, satisfação e felicidade provenientes do Senhor. Deus nos concede bênçãos em tão grande quantidade que nosso cálice se enche e transborda!

c) Trata-nos bondosamente. "Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias de minha vida."

   * Depois de nos dar refúgio e tratar como se fôssemos hóspedes ilustres ou pessoas escolhidas para um trabalho especial, abençoando-nos abundantemente,

* O Senhor ordena que duas de Suas servas - Bondade e Misericórdia - nos acompanhem e sirvam durante toda nossa vida.

* A bondade divina sempre suprirá nossas necessidades e Sua misericórdia sempre apagará nossas transgressões e falhas.

Conclusão
Embora conhecesse suas imperfeições, Davi encerrou seu cântico, afirmando com convicção: "Habitarei na casa do Senhor para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário